A Quaresma consiste em quarenta dias de jejum, penitência e caridade, que precedem à festa da Páscoa, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto, ela começa na Quarta-feira de Cinzas e acaba no Domingo de Ramos. Neste tempo a Santa Madre Igreja "veste-se" da cor roxa e não utiliza-se dos cantos de alegria (o 'Glória' e o 'Aleluia'), em sinal de luto.
Na Santa Liturgia de hoje Deus nos diz na primeira leitura (Joel 2,12): "Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos", ou seja, despojemo-nos de nosso querer, de nossos desejos e voltemo-nos para o Senhor em luto e penitência, já no Salmo (50 -Miserere) vemos um pedido de perdão vindo do salmista: "Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!", exortando-nos para uma reconciliação com Deus.
Este é o tempo da conversão de nossos pensamentos e atos, um momento para refletir e silenciar nosso coração a fim de que possamos ouvir a voz do Pai nos chamando a uma vida nova, sem deixar de nos lembrar que somos pó e ao pó voltaremos, e este é o significado das cinzas que recebemos na Quarta-feira que dá início à Quaresma, uma lembrança do que realmente somos e um chamado à humildade.
O jejum não é apenas penitência, mas também uma forma de educar nosso humano, que tão pequenino precisa apenas de Deus, como disse Jesus ao diabo durante a tentação: "Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus!" (ver Mat 4,4). O jejum chama-nos a uma preparação para o combate com o maligno, assim como aconteceu com Cristo, depois de ter jejuado durante quarenta dias no deserto sentiu fome e o demônio veio tentá-lo, isto também acontece conosco, porém, nós, simples e fracos humanos, a nada resistiremos se não nos educarmos e nos prepararmos com oração, jejum e esmola.
"São quarenta dias destinados à purificação da alma e do coração, momento para renascer deixando o homem velho com suas paixões e revestir-se do homem novo, também limitado, mas sobretudo, purificado."
Tem um tempo livre hoje? Reserve-o ao Altíssimo, que com toda certeza se alegrará, converse com o Pai, apresente-se a Ele com suas misérias e suas limitações, só Ele entende seu 'pobre humano'.
Deus o abençoe! Santa Quaresma a você!
post.: Karine Camargo
Nenhum comentário:
Postar um comentário